
Profissional liberal precisa de CNPJ

Os profissionais liberais não precisam necessariamente ter um CNPJ, no entanto, esses profissionais devem estar registrados no seu respectivo conselho. Sendo os profissionais liberais aqueles profissionais que possuem graduação superior ou técnica que fazem parte de algum conselho.
Os chamados profissionais liberais são aqueles cujas atividades são baseadas em formação técnica, que pode ser obtida por meio de graduação ou formação técnica. Esses profissionais devem ser cadastrados em seus respectivos conselhos e, a princípio, não são obrigados a realizar trabalhos por meio do CNPJ, sendo completamente possível a atuação como pessoa física.
No entanto, a atuação como pessoa física é extremamente benéfica para esses profissionais.
Vantagens do CNPJ para profissionais liberais?

Uma das principais vantagens do CNPJ para profissionais liberais é a tributação. Como pessoa física, a restituição do imposto de renda pode ser de até 27,5% da renda bruta. Como PJ, esse número pode ser reduzido pela metade, dependendo da atividade e da sua empresa. Para verificar essas peculiaridades, é importante conversar com um contador.
De um modo geral, isso por si só significa um pouco mais de faturamento no final do mês, o que impacta positivamente na sua qualidade de vida e na gestão da sua instituição (seja clínica, consultório ou consultório).
Além do “abatimento” dos tributos fiscais do lado financeiro, os profissionais com CNPJ podem, sem dúvida, obter vários outros benefícios, como acesso mais fácil a crédito e financiamento, capacidade de emitir faturas e outras opções que oferecem diversas formas de pagamento. Tudo isso esbanja profissionalismo e facilita a vida dos clientes que estão sempre em busca das melhores opções para usufruir de seus serviços.
Como abrir CNPJ para profissional liberal?

Para abrir o CNPJ para profissional liberal é preciso reunir os documentos necessários:
- RG – original e cópia;
- CPF – original e cópia;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de pagamento das taxas DARE e DARF; entre outros.
Certifique-se de verificar com seu contador sobre todos os documentos que você precisará apresentar à Junta Comercial, que pode variar de acordo com a cidade de incorporação.
A abertura do CNPJ é a parte mais fácil, contudo, é preciso se atentar aos outros aspectos que fazem parte da atuação como pessoa jurídica, ou seja:
- Realizar o enquadramento tributário adequado;
- Conhecer os impostos que precisam ser pagos;
- Conhecer as obrigações acessórias;
- Emitir notas fiscais; entre outros.
Quais impostos o profissional liberal com CNPJ deve pagar?

Os impostos que o profissional liberal com CNPJ devem pagar
- Imposto de Renda;
- INSS;
- PIS;
- ISS.
Quando você tem vínculo empregatício, o INSS não é problema do profissional, mas da sua empresa contratante. No entanto, se você trabalha por conta própria, isso é mais uma questão tributária a ser observada.
Escritório de contabilidade para profissional liberal
Vesk é um escritório de contabilidade para profissional liberal em Fortaleza que atende online em todo o Brasil. Atendimento personalizado para atender as necessidades de cada cliente. Para agendar uma reunião, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp,
clicando aqui!
