
Como pagar menos impostos como nutricionista?

Para os nutricionistas pagarem menos impostos o mesmo deve escolher inicialmente o melhor regime de atuação (pessoa física ou jurídica) e tipo de tributação que valorize seus ganhos. Muitos nutricionistas enquadrados no Simples Nacional, em sua maioria, podem começar a pagar um imposto de 6% sobre o faturamento, isso beneficia o crescimento sem preocupação com a lucratividade.
A partir do momento em que um nutricionista começa a prestar serviços e começa a gerar receita com esses serviços, os impostos associados à conta precisam ser declarados e recolhidos.
O nutricionista pode optar por trabalhar como pessoa física (profissional autônomo), como pessoa jurídica, ou se for colaborador de uma clínica ou consultório, pode optar por trabalhar como CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Se você optar por ser profissional autônomo, pagará impostos maiores, de 20% de INSS (conforme tabela progressiva) e até 27,5% de Imposto de Renda, também conforme tabela.
Nutricionista como profissional liberal

O nutricionista como profissional liberal atua como trabalhadores autônomos que exercem suas atividades como pessoas físicas, sem vínculo empregatício, para as quais é necessária formação técnica ou acadêmica, e cujas atividades são regulamentadas por um conselho de classe. Exemplos desses profissionais são médicos, advogados, dentistas, etc.
Tributação do nutricionista como profissional liberal
O nutricionista como profissional liberal não está isento de tributação. Alguns profissionais não cobram impostos, nem mesmo o INSS, durante todo o ano. Eles deixam a conta com as autoridades fiscais para liquidação quando enviam suas declarações anuais de imposto de renda pessoal.
Esse comportamento do contribuinte pode, em última análise, exacerbar e facilitar problemas futuros. Pode-se dizer que esta é uma economia sem retorno! Você vai entender o porquê.
Como nutricionista profissional liberal deve possuir um livro de caixa registrador. Este livro caixa deve conter todas as suas despesas relacionadas à prestação de serviços. Alguns exemplos desses custos são: aluguel, água, luz, telefone.
Nutricionistas também devem ser tributados pelo carnê-leão, modelo disponível no site da Receita Federal do Brasil. Quando você envia sua declaração de imposto de renda, você já pagou sua conta de imposto, se não a totalidade.
Por outro lado, se você não mantiver uma conta, precisará mostrar os recibos ou formulários que preenche todos os meses com os recibos do trabalho feito para outras pessoas. Caso não haja livro caixa, será necessário apresentar a planilha de CPF ou CNPJ de cada pagador.
Também devem ser apresentados comprovantes de pagamento ao Carnê Leão, relatório ou extrato anual de salários e demais rendimentos.
Nutricionista com CNPJ

O nutricionista que opta por atuar com CNPJ deve escolher o formato empresarial, sendo eles:
- Empresa Individual (EI); Empreendedor Individual é a pessoa que exerce o seu próprio nome, ou seja, uma empresa sem sócios, um tipo de empresa formada por uma pessoa. As famílias industriais e comerciais individuais não têm personalidade jurídica. EI pode ganhar até 360.000 por ano;
- Empresa Individual Limitada (SLU); Uma empresa individual LLC é um representante legal individual caracterizado pela responsabilidade limitada de um único sócio proprietário. Uma empresa de responsabilidade limitada pode ser formada por uma ou mais pessoas físicas;
- Sociedade Limitada (LTDA); LLC é uma sociedade limitada que é uma sociedade empresária e a responsabilidade dos sócios é limitada ao aporte de capital. A empresa pode ter um ou mais sócios, pessoas físicas ou jurídicas. O volume de negócios anual pode chegar a 4 milhões.
Tributação para nutricionista com CNPJ
Para realizar a tributação para nutricionistas com CNPJ é preciso analisar a declaração fiscal do nutricionista, em primeiro lugar. A declaração fiscal do CPF do nutricionista é baseada no formulário do IR, e a carne de leão deve ser informada mensalmente.
No entanto, o imposto de previdência para nutricionistas é bastante oneroso, conforme a tabela temos uma alíquota inicial de 7,5% e 27,50% acima de R$ 4.664,68.
Quando temos um plano tributário bem elaborado, os nutricionistas podem usá-lo para pagar menos impostos.
Considerações finais
Considerando todas as informações acima, atuar como CNPJ é mais vantajoso para os nutricionistas que buscam pagar menos impostos.
O CNPJ para nutricionista no simples nacional permite faturamento até 15.000 reais mensais, podendo ser pago 6% de imposto sobre o faturamento. Claro, para abolir o pró-labore, o pró-labore do nutricionista, reduzindo assim o imposto de renda.
Pró-labore é o salário do titular ou sócio que é retirado da empresa todo mês, esse custo é de 28% do salário total, será usado o fator “r”.
Para que não haja dúvidas da melhor forma de economizar nos impostos como nutricionistas, agenda uma reunião com a contabilidade em Fortaleza, VESK, clicando aqui!
