
Qual é o salário de um representante comercial?

Afinal, você já se perguntou o que faz um representante comercial e quanto ganha? Confira o nosso post que a gente te ajudar!
A profissão de representante comercial é uma opção buscada por quem quer trabalhar com vendas de forma independente, mas também é motivo para muitas dúvidas, não é mesmo?
Pensando nisso, nós da Vesk Contabilidade digital desenvolvemos este artigo com o objetivo de tirar as suas dúvidas sobre quanto ganha um representante comercial e falar um pouquinho sobre a função desse profissional!
Confira
O que faz um representante comercial e quais são as médias de ganhos?

Facilmente confundido com promotores de vendas, vendedores e até distribuidores (aliás, já explicamos essa diferença aqui!), o representante comercial é tem suas particularidades.
Mas na verdade, o trabalho de um representante comercial é diferente dos outros que mencionamos mais acima, visto que ele é um empreendedor responsável não somente pelas vendas dos produtos de uma empresa, mas da imagem e relacionamento que ela
passa aos clientes.
Nesse sentido, esse profissional é capaz de estabelecer estratégias de negócios e posicionar a marca que representa de forma correta no mercado. Na prática, o representante vai ser um empresário que vende e divulga outras marcas sem
necessariamente ter a posse do produto ou ser contratado em regime celetista (carteira assinada).
De acordo com o site Vagas, o salário médio de um representante comercial é cerca de R$ 3.551,00 no Brasil, mas pode chegar a até R$ 5.283,00 conforme o mesmo site. Entretanto, como a atividade de representação comercial é considerada uma atividade empreendedora, esse "salário" vai depender muito da sua estratégia de negócio.
Com uma boa estratégia comercial e um prévio conhecimento de marketing o seu faturamento pode passar de 15 mil reais mês.
Quais são as áreas em que o representante comercial pode atuar?

Por ser um profissional que representa empresas, as possibilidades são imensas! Afinal, existem vários nichos por aí, mas alguns costumam fazer mais sucesso. Veja só:
Ps.: No início é bom escolher apenas dois nichos de representação e estudar bastante sobre esse mercado!
Área da saúde e estética
A área da saúde é muito ampla e pode se confundir com a da alimentação e estética quando o assunto é estilo de vida saudável.
Esse segmento tem bastante potencial de gerar lucros, mas precisa de uma estratégia que diferencie uma empresa das demais. É aí que o representante comercial pode entrar e gerar mais vendas à marca. Aqui, a indústria farmacêutica recebe destaque.
No mercado da representação farmacêutica os requisitos mais comuns são nível superior, boa comunicação e habilidade em na área comercial para captação de clientes. Buscar conhecimento em propaganda médica é um baita diferencial que pode te colocar em lugar de destaque entre os demais representantes.
Indústria de alimentos
A indústria alimentícia, juntamente com o agronegócio, representa outro segmento muito lucrativo em que os representantes comerciais exercem a sua função e possuem muita presença.
E a história não poderia ser outra: a alimentação é essencial ao ser humano, especialmente hoje em dia, em que é possível comprar e consumir de forma fácil. Dessa forma, a atuação dos representantes comerciais se faz muito necessária.
Educação
Além disso, a educação é um segmento muito relevante e necessário em todas as etapas da vida humana, mas principalmente na infância.
Por ser tão importante, os representantes comerciais também se aventuram nessa área e fazem grandes negócios que são responsáveis por transformar a vida de muitas pessoas.
Afinal, com o posicionamento e estratégias corretas, a educação pode alcançar as pessoas de forma mais eficaz.
Como funciona o salário de um representante comercial?

É sempre bom reforçar que apesar de comum o termo “salário” o representante comercial não possui vínculo empregatício, sendo assim o termo mais apropriado seria “Faturamento” ou até mesmo comissionamento. De qualquer forma esse “salário” oriundo da
representação pode variar muito.
É verdade que é possível estabelecer uma média, mas o motivo para flutuação se dá pela característica empreendedora movida a resultados, ou seja, vendeu ganhou... não vendeu, não fatura!
Acontece que o representante comercial ganha por comissão. A cada venda que ele consegue fazer, uma porcentagem desse valor é direcionada a ele. Por isso, o seu pagamento é variável e depende do sucesso das suas vendas.
Inicie agora mesmo na representação comercial!
Iniciar um negócio, não é apenas abrir um CNPJ da maneira correta, é uma grande responsabilidade que vai te exigir muito tempo e dedicação. Conte com a Vesk Contabilidade Digital para te ajudar nesse início, economizando tempo, dinheiro e erros desnecessários.
A Vesk é uma contabilidade especializada em representante comercial em Fortaleza, que alia tecnologia, seriedade e comprometimento para oferecer soluções personalizadas para cada cliente.
Para agendar uma consultoria ou tirar alguma dúvida com o nosso time, basta entrar em contato pelo nosso WhatsApp clicando aqui.
Em suma, um representante comercial é o maior responsável pelo seu salário e deve se dedicar muito em sua função. Já para as outras atividades burocráticas, conte com a VESK Contabilidade
